quarta-feira, 28 de abril de 2010

Mariana e Júlio Cezar: Nova sensação da música sertaneja!

A dupla Mariana e Júlio Cezar é a nova sensação da música sertaneja. Seguindo a linha sertanejo universitário, os dois tem se destacado na região centro oeste de Minas Gerais. Apesar da formação recente, o casal tem know how de sobra, pois já fizeram parte de bandas de baile, tocaram em barzinhos e casamentos. Mariana e Júlio Cezar, de Cláudio e Divinópolis respectivamente, já são amigos há vários anos e isso sem dúvida é um agregador de valor importante na química musical que existe entre os dois. Enquanto preparam repertório para gravação do primeiro CD, a dupla se divide em ensaios, shows e bailes. O Circuito Mingote de Rodeio tem o casal como uma das atrações. Clicando na imagem acima você visualiza o banner, que faz parte do cenário do palco. A Rodrigues Comunicação e Marketing faz a Assessoria de Comunicação e o Marketing dos artistas.

domingo, 25 de abril de 2010

RCEM e Dinâmica Cursos promovem Curso de Oratória

A Rodrigues Comunicação e Marketing, em parceria com a Dinâmica Cursos, inicia novas turmas do Curso de Oratória no próximo mês, na cidade de Divinópolis. O curso ministrado há mais de 5 anos tem como público alvo profissionais, líderes, estudantes e pessoas que têm dificuldade de falar em público. "Falando em público e influenciando pessoas" em breve será ministrado mais uma vez nas cidades de Cláudio, Itaguara, Formiga e Carmo da Mata. Clicando na imagem ao lado você visualiza os detalhes. Esse curso originou os DVDs com o mesmo nome, que podem ser encontrados nas principais livrarias e lojas do seguimento ou no no site da RCEM.
"A comunicação eficaz é a chave que abre as portas que dão acesso ao sucesso pessoal e profissional"
Reginaldo Rodrigues

Reginaldo Rodrigues - A arte da estratégia 2


Foram diversas manifestações depois de “A arte da estratégia um”, onde mencionei o livro “A arte da Guerra”. Mais uma oportunidade para confirmar que são muitos os seguidores de Tzu. Sem dúvida a teoria do General, devidamente contextualizada, é realmente eficaz no mercado. Importante ressaltar que qualquer sucesso de vendas, passa antes de chegar ao consumidor, por um planejamento estratégico. Depois da pesquisa que fornece informações sobre o mercado, vem a fase da fabricação e posteriormente a promoção do produto, não sem antes de saber quanto o cliente se dispõe a pagar pelo bem de consumo. Neste processo percebemos claramente os 4 Ps do Marketing de Jerome McCarty e popularizado por Philip Kotler.


O fato do produto está de acordo com o desejo do mercado, não significa porém que terá aprovação total; isso é utopia. Por mais que, velhos bordões como “o cliente sempre tem razão” sejam cotidianamente proferidos por vendedores, gerentes, consultores e diretores, não podemos nos esquecer que o objetivo final de qualquer negócio é o lucro. Se não houver lucro não há negócio. A satisfação da maioria dos consumidores significa lucro para a empresa. Se uma minoria não gostar....


Falando em minoria, como fã dos Heróis dos quadrinhos, faço parte da turma que não gostou do filme O Homem Aranha 3, quando lançado. Lembrei-me novamente dia desses ao assistir pela TV. Por outro lado, como profissional da área, achei fantástica a estratégia mercadológica na ocasião. O público pediu mais humor e mais emoção e os produtores atenderam. O Duende Macabro salva o Aracnídeo juntamente com a namorada Mary Jane de um fim trágico. Um “Venon” pouco convincente, e um Homem Areia que quase se ajoelha aos pés do Herói no final, completam o cenário. Um verdadeiro dramalhão mexicano, totalmente infiel ao original.


Mas deixando a análise pessoal de lado, já que o que interessa é o lucro, a estratégia para a divulgação do filme seguiu uma linha bem diferente daquela utilizada nos filmes da série Harry Potter, por exemplo, mas tão eficaz quanto. Desde o início, os produtores do filme da Marvel disponibilizaram todas as informações para a mídia. Com um dos mais altos custos de uma produção cinematográfica, 258 milhões de dólares e estima-se que mais 100 milhões em promoção, com 15 dias de exibição já havia faturado mais de 650 milhões. Priorizou-se o lucro em detrimento da fidelidade da história. Quem é fã não gostou, mas... e daí? Já que o assunto é cinema, alguém duvida de Avatar dois depois do primeiro ter batido recorde de público e faturamento?


Outro case de estratégia interessante foi a tomada de liderança mundial no setor de automóveis pela Toyota. Após 73 anos em primeiro lugar a americana General Motors perdeu a dianteira. Como isso ocorreu? Através de muita calma, tranqüilidade, cuidado da nova líder, para lançamento de novos produtos. Há casos de modelos da montadora japonesa que demoraram 50 meses da prancheta ao mercado. Parece estranho em um mercado competitivo que exige decisões rápidas. “A lenta, mas mais coerente tartaruga causa menos perda e é muito mais desejável do que a lebre veloz que corre na frente e depois pára pra cochilar” diz o engenheiro e um dos principais executivos da empresa Taiichi Ohno, no livro O Modelo Toyota. Ele diz ainda que o diferencial da montadora está exatamente na paciência e atenção aos detalhes. Não nos esqueçamos que mesmo as líderes têm problemas apesar de toda a cautela nas ações. Nossa líder em questão tem enfrentado alguns recalls constrangedores pelo mundo afora.


O resultado do trabalho dessas “Tartarugas Ninjas” é uma empresa que fabrica e vende mais carros atualmente, e vale no mercado 219 bilhões de dólares, enquanto a GM vale 18 bilhões segundo a revista exame. Nunca se esquecendo que aquilo que realmente conta é a lucratividade, não existe nenhuma fórmula estratégica mágica. A análise de mercado através de pesquisa, mesmo que seja exploratória é preponderante para o sucesso do empreendimento. Kotler disse que a arte do marketing não é vender o que é produzido, e sim saber o que produzir. Duvida?

Prefeitura de Itaguara - RCEM cria Plano de Comunicação da conferência



A Secretaria de Saúde de Itaguara realiza a terceira Conferência Municipal. A RCEM criou o plano de mídia, ao lado, cartaz do evento. Clique na imagem para visualizá-la em tamanho maior e conferir a programação.

Moleques do Morro - Projeto da Prefeitura de Itaguara

Não basta dizer para a juventude "façam isso", não "façam aquilo". Projeto da Prefeitura Municipal de Itaguara, "Construindo alternativas para um projeto de vida e prevenindo o uso de drogas", resultou na criação do Grupo de Percussão Moleques do Morro. A Rodrigues Comunicação e Marketing foi responsável pela mídia visual.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Reginaldo Rodrigues - A arte da estratégia 1

Nunca se falou tanto em estratégia quanto nos dias atuais. Na Gestão de negócios ou pessoas, os líderes decidem e lideram a partir de estudo criterioso e planejamento de ações, que às vezes demandam muito mais tempo que as próprias ações. Prova de que a estratégia é realmente importante é o fato de “A arte da Guerra” ser livro de cabeceira não só de estudantes, mas também de presidentes de grandes corporações e, acredite, até de Big Brothers. O participante “Alemão” recitava trechos da obra para alguns colegas de programa em uma das edições. Quem não conhece, pensa tratar-se realmente de um livro da área de administração, marketing ou mesmo motivacional.
Certamente quando Sun tzu fez esses relatos há mais ou menos 2.500 anos não pensou em nada disso. O livro menciona diversas possibilidades num campo de batalha e apresenta sugestões de ações e reações de acordo com cada momento e situação. O general, responsável por grandes vitórias à frente do exército chinês, na maioria das vezes capturava os inimigos vivos. Era um profundo conhecedor de manobras e táticas militares. Tzu dizia que a arte da guerra era de total importância para o Estado.

Mas o livro do chinês que tinha como público alvo generais, chefes de estados e outros líderes militares, hoje é aplicado em todos os setores e segmentos onde existem adversários. O inimigo contemporâneo é o concorrente, àquele que pleiteia algo que alguém mais quer. Com a interdisciplinaridade, a Arte da Guerra é aplicada em várias áreas de atuação. Advogados conhecem, empresários utilizam, diretores praticam, gerentes contextualizam... dificilmente encontra-se um líder que nunca o tenha lido. Tornou-se um clássico. É a arte da estratégia. Terá mais sucesso quem for mais eficaz neste quesito. Diversos técnicos de futebol atribuem o êxito à aplicação dos conceitos da Arte da Guerra. Felipão, Parreira, Dunga e Luxemburgo são alguns dos nomes de líderes no futebol que trabalham com os conceitos de Tzu e às vezes até mencionam isto.


O conceito fundamental pregado pelo general chinês é de que nem sempre a luta direta é necessária para minar o adversário. É possível derrotar com simulações, enganando, induzindo ao erro e a atitudes precipitadas qualquer concorrente. Em se tratando de negócios e decisões mercadológicas, essa teoria encaixa como uma luva. Para o profissional do marketing é realmente interessante ser um estrategista já que a missão do marketing é encantar o cliente proporcionando satisfação e se preparar antecipando às ações do concorrente que disputa o mesmo cliente.


Quando o assunto é política, os profissionais dessa área não só dominam, como praticam entre si e contra o povo todas as estratégias possíveis para levar vantagem e enganar. Além da Arte da Guerra, os “representantes do povo” têm também um outro manual que é, “O príncipe” de Maquiavel, assunto para uma outra coluna. Uma campanha eleitoral é um verdadeiro campo de batalha e a aplicabilidade das dicas do general é testada e aprovada por unanimidade.


Mesmo depois que estão no poder, utilizam artifícios legais e ilegais, morais e imorais para se darem bem. Há algum tempo pudemos assistir, pelo menos os mais atentos, a um “show de estratégia” dos políticos de Brasília. Enquanto o povo ia para as ruas ou não saiam de frente da televisão para ver o papa passeando, falando, celebrando e canonizando, os líderes da nação aumentaram os seus salários em 28,5%.


Aproveitaram-se do encantamento das pessoas com a presença do líder católico no Brasil e reajustaram seus vencimentos. Estratégia perfeita. Quase ninguém percebeu. Ótima estratégia também da Igreja católica naquela ocasião. A vinda de um Papa ao país pode sim frear um pouco o crescimento dos Protestantes nas terras tupiniquins, se bem que com essa onda de denúncias de pedofilia dentro da instituição... Voltando ao tema salário, alguém sabe o percentual de aumento do mínimo? Ah ! Isso não interessa, agora nós temos um santo brasileiro, São Frei Galvão. Se algo faltar, pedimos a intervenção dele. Pode ser uma boa estratégia.

Mix Mídia contratou a RCEM para criar sua comunicação visual


Farmácia Bela Vista: Um dos primeiros clientes da RCEM


segunda-feira, 5 de abril de 2010

Isabela e Isadora

- Isabela, você vai ver quando chegar lá em casa. Falava a mãe no banco de trás do ônibus. Há muitos anos não usava o transporte coletivo urbano, lotação, ou qualquer outro nome que queira dar. É triste. Um amontoado de gente se empurrando, se esfregando e se desrespeitando. - Isadora já te falei, deixa essa pipoca pra abrir em casa. Ouvia enquanto observava o comportamento das pessoas dentro e fora do ônibus. Caixas de papelão cheias, sacolas de supermercado, malas, crianças e muito barulho é o que se via e ouvia. Uma senhora sentou-se ao meu lado, mas logo procurou outra poltrona, só pra ela, precisava de mais espaço devido às gordurinhas em excesso. Fiquei sozinho outra vez e a viagem continuava alternando muita e pouca gente no transporte, de acordo com os bairros por onde passava. Só não desciam as irmãs Isabela e Isadora que continuavam suas estripulias. Estava ali por que meu carro simplesmente não quis sair da garagem naquela manhã. Procurei o eletricista que olhou, mediu, perguntou, e falou: - Não é pra mim é para um mecânico. Veio mecânico, veio guincho, foi-se o carro e fiquei eu. A pé. Nisso meus compromissos da manhã, que eram em outra cidade, foram para o espaço. Calcei a cara, liguei para um amigo, e pedi um carro emprestado, sabendo que ele tinha outro veículo. “Tudo bem” disse, mas venha aqui em casa buscar, não sairei na parte da manhã. No caminho para buscar o carro participava da aventura das irmãs Isadora, que acabara de dar um tapa daqueles estalados, e Isabela que recebera o “carinho”. - Isadora, Isadora você vai se ver comigo, mãe dizia. Do lado de fora, estranhamente os bares estavam cheios, pessoas tomando “uma gelada” em plena manhã de terça. Outras conversas podiam ser identificadas no interior do “busão”: Big Brother, novela, horóscopo, almoço, marido, e a viagem continuava. Disso tudo só o almoço me atraía. “Ê lugá qui num chegava sô!”. Pensava no meu amigo “Tôco”, que estava acamado e por isso mesmo não saíra naquela manhã de dia útil. O onipresente mosquito o pegou de jeito. Estava com Dengue. Mas isso é assunto para outro artigo, pois também já passei por tal perrengue. A viagem era longa. - Isabela!!! Ponha os braços pra dentro, ecoou, a espevitada criança resmungava. Vi ainda pelo caminho um ex-colega de escola que há muito não encontrava, meninos jogando bola, feirinhas em esquinas e várias outras coisas que passam despercebidas quando estou ao volante. Enfim meu destino. Antes de descer ainda pude ouvir Isabela e Isadora sendo convidadas de volta para os assentos, estavam andando pelo corredor do ônibus.

RCEM e FUNDIÇÃO NACIONAL: Parceria ufanista


"Orgulhosa de ser brasileira." Esse foi o mais relevante comentário dos membros da diretoria na reunião de briefing antes que recriássemos a comunicação da empresa.

Rádio Mais FM: RCEM faz estudo minucioso antes do Projeto

Sem dúvida um dos projetos mais completos já elaborados por nossa empresa. Antes de colocarmos a emissora no ar fizemos uma pesquisa de mercado para saber o que as pessoas gostariam de ouvir em uma nova emissora na cidade de Cláudio. Não teve erro, o plano foi seguido e o reconhecimento foi imediato.