domingo, 30 de outubro de 2011

O que é o sucesso


“Demorei seis meses para voltar a respirar normalmente”. Pode parecer uma frase de alguém que sofreu um acidente grave ou teve um AVC, mas não é, essa afirmação é de um amigo após passar pela separação da companheira de duas décadas. Neste período, segundo ele, sentia dores fortes e por duas vezes foi ao hospital sem que nada fosse constatado fisicamente através de exames. Bem resolvido financeiramente, é gerente de uma importante instituição financeira, tranquilo e estimado pelos amigos não conseguiu passar ileso por tal situação.

Pensei por alguns instantes no meu amigo, depois de assistir a um filme solitariamente em uma noite de domingo. Embora possa parecer estranho e incomum ir ao cinema sozinho, o período sabático impõe-nos algumas condições quando o assunto é relacionamento. Há alguns meses “sou de lugar nenhum” parafraseando a banda Titãs em uma das canções do início da carreira. Não tenho residência, um endereço, cada dia, cada noite em uma cidade diferente, hoteis diversos e assim as coisas vão acontecendo. O que é pior, estou acostumando-me a isso. Dizem que até as coisas consideradas ruins, viram hábito e acabamos por acostumarmos. 

Muitas pessoas fazem uma associação direta de uma vida familiar estável com o sucesso. Dessa premissa, eu e meu amigo Vicente seríamos pessoas fracassadas. Cabe aí uma análise sobre o que é o sucesso. Em sua opinião o que é o sucesso? Já parou para refletir sobre isso? Acredito ser essa uma questão pessoal. Para uns o sucesso é ter uma família e conviver rotineiramente e tradicionalmente com seus entes queridos. “Se você quiser construir uma relação amiga com seus filhos, terá que se dedicar a isso, superar o cansaço, arrumar tempo para ficar com eles, deixar de lado o orgulho e o comodismo. Se quiser um casamento gratificante, terá que investir tempo, energia e sentimentos nesse objetivo,” afirmou Roberto Shinyashiki em um de seus textos. Concordo que a harmonia de um lar é algo benéfico e agradável, desde que não submeta as pessoas a mediocridade de uma vida monótona de trabalhar, assistir televisão, comer, dormir e engordar, pensando que a vida encerra-se com o casamento e que isso é normal, que deve ser assim.

Paradoxalmente no mesmo artigo o escritor dá-nos, o que poderia ser outra versão para o sucesso. “Não conheço ninguém que conseguiu realizar seu sonho, sem sacrificar feriados e domingos pelo menos uma centena de vezes.  O sucesso é construído à noite! Durante o dia você faz o que todos fazem. Mas, para obter um resultado diferente da maioria, você tem que ser especial. Se fizer igual a todo mundo, obterá os mesmos resultados. Não se compare à maioria, pois, infelizmente ela não é modelo de sucesso.” A busca constante de conhecimento e de trabalho, de satisfação pessoal através de uma estabilidade financeira, que às vezes nem vem, ou o simples fato de haver tentativa ou procura, podem causar a sensação de sucesso e bem estar. Sucesso então pode ser fama, dinheiro, reconhecimento ou a procura de tudo isso.

          Shinyashiki vai além, ao dizer que se você quiser atingir uma meta especial, terá que estudar no horário em que os outros estão tomando chopp com batatas fritas. Ele fala que para a obtenção deste sucesso deve haver planejamento enquanto os outros permanecem à frente da televisão, e trabalho enquanto os outros tomam sol à beira da piscina. “A realização de um sonho depende de dedicação. Muitos esperam que o sonho se realize por mágica, mas toda mágica é ilusão, e a ilusão não tira ninguém de onde está. Em verdade, a ilusão é combustível dos perdedores,” conclui.
 
O sucesso portanto começa dentro de cada um, de acordo com seus desejos e aspirações. Está na felicidade proporcionada pelo observar da beleza de uma simples pétala de rosa cair ou no balançar de um galho de árvore, no ver o voar de uma borboleta com suas cores e graça peculiares, ou na conquista do primeiro milhão, como buscam desesperados alguns profissionais americanos. Por mais que caiamos nas armadilhas da vida contemporânea e façamos a opção, às vezes involuntária, de relegarmos os relacionamentos ao segundo plano, não devemos permitir que a tal urgência vire uma paranoia de “tudo deve ser pra ontem”. Devemos produzir, executar, fazer, sempre com qualidade e emoção, carinho e paixão, para que os resultados sejam significativos em todos os sentidos. O êxito é o resultado final satisfatório, isso é o sucesso. 

Se algumas pessoas ficarem pelo caminho neste seu percurso, reconheça o valor de cada uma delas em determinado momento. Não pense que o seu percurso é mais importante que o dela, afinal de contas você também terá ficado pra trás no caminho que ela está percorrendo. Acima de tudo não deixe marcas negativas, elas nada têm de dignificantes. Sobre, de fato, o que é o sucesso, grandes pensadores já fazem tal questionamento há séculos sem uma resposta conclusiva, portanto certamente também não era nossa intenção esgotar o tema, seria muita pretensão. Independente de qual significado tenha, que você o encontre, ou pelo menos busque com dedicação. Para chegar ao sucesso é preciso querer, planejar e ir ao encontro de um objetivo.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Concorrentes homenageiam Steve Jobs

Nem mesmo toda concorrência foi capaz de evitar que os CEOs das maiores empresas do mercado reconhecessem o talento e prestassem uma homenagm a Steve Jobs, que morreu nesta quarta-feira (5). Nomes como Bill Gates, Mark Zuckerberg e muitos outros deram declarações lamentando a morte de um dos maiores gênios da tecnologia de todos os tempos.

Maçã da Apple com silhueta de Steve Jobs (Foto: Reprodução)

Veja abaixo as principais declarações após a morte de Steve Jobs:

Bill Gates (Presidente da Microsoft): "Estou verdadeiramente triste por saber da morte de Steve Jobs. Melinda e eu estendemos nossas sinceras condolências à sua família e amigos, e a todos que Steve tocou através de seu trabalho.
Steve e eu nos conhecemos há quase 30 anos, e fomos colegas, amigos e concorrentes ao longo de mais de metade de nossas vidas.
O mundo raramente vê alguém com o profundo impacto que Steve teve, cujos efeitos serão sentidos por muitas gerações.
Para aqueles de nós com sorte suficiente para trabalhar com ele, foi uma honra insanamente grande. Vou sentir falta de Steve imensamente."

Steve Ballmer (CEO da Microsoft): “Quero expressar minhas profundas condolências pelo falecimento de Steve Jobs, um dos fundadores da nossa indústria e um verdadeiro visionário.
Meu coração está com sua família, todos na Apple e todos que foram tocados por seu trabalho.”

Gee-Sung Choi (CEO da Samsung): "O presidente [executivo] Steve Jobs apresentou inúmeras mudanças revolucionárias para a indústria de tecnologia da informação e foi um grande empresário.
Seu espírito inovador e suas realizações notáveis ​​serão para sempre lembradas por pessoas ao redor do mundo".

Eric Schmidt (CEO da Google): "Steve definiu uma geração de estilo e tecnologia que é pouco provável de ser acompanhado de novo. Steve foi tão carismaticamente brilhante que inspirou as pessoas a fazerem o impossível, e ele será lembrado como o maior inovador da história da computação."

Sergey Brin (Co-fundador da Google): "Desde os primeiros dias do Google, sempre que Larry [Page] e eu buscávamos inspiração para visão e liderança, não precisávamos olhar para além de Cupertino. Steve, sua paixão pela excelência é sentida por todos que já tocaram um produto da Apple (incluindo o MacBook com o qual estou escrevendo isto agora). E eu testemunhei isso pessoalmente nas poucas vezes em que nos encontramos.
Em nome de todos nós do Google, e mais amplamente, na tecnologia, você fará muita falta. Minhas condolências à família, amigos e colegas na Apple."

Howard Stringer (CEO da Sony): "The digital age has lost its leading light, but Steve's innovation and creativity will inspire dreamers and thinkers for generations."

Mark Zuckerberg: "Steve, obrigado por ser um mentor e um amigo. Obrigado por mostrar que você o que você constrói pode transformar o mundo. Vou sentir sua falta."
Declaração de Marck Zuckerberg no Facebook sobre a morte de Steve Jobs (Foto: Reprodução/TechTudo)
Dick Costolo (CEO do Twitter): "Raramente, alguém vem não apenas levantar a barra [expressão que significar "aumentar as exigências"], eles criaram um inteiramente novo padrão de medição."

Steve Bezos (CEO da Amazon): "Steve foi um professor para alguém prestando atenção, e hoje é um dia muito triste para todos que se preocupam com a inovação e alto padrão."

Os presidentes Barack Obama, dos Estados Unidos, e Dmitri Medvedev, da Rússia - que ganhou um iPhone 4 de Steve Jobs um dia antes do lançamento do aparelho - também prestaram homenagem ao fundador da Apple.

Barack Obama: "Michelle e eu estamos entristecidos ao sabermos do falecimento de Steve Jobs. Steve estava entre os maiores inovadores americanos - corajoso o suficiente para pensar diferente, audaz o suficiente para acreditar que era capaz de mudar o mundo, e talentoso o suficiente para fazê-lo.
Ao construir uma das empresas mais bem sucedidas do mundo de sua garagem, ele exemplificou o espírito da criação americana. Ao transformar os computadores em pessoais e ao colocar a internet em nossos bolsos, ele fez a revolução da informação não apenas acessível, mas intuitiva e divertida. E ao voltar seus talentos para a arte de contar histórias, ele trouxe alegria a milhões de crianças e adultos. Steve gostava de dizer que ele vivia cada um de seus dias como se fosse o último. Por fazer isso, ele transformou nossas vidas, redefiniu indústrias inteiras, e atingiu um dos mais raros feitos da história da humanidade: ele mudou o jeito de ver o mundo de cada um de nós.
O mundo perdeu um visionário. E não haverá tributo maior ao sucesso de Steve que o fato de que muitos de nós fomos informados de seu falecimento por meio de um aparelho que ele inventou. Michelle e eu enviamos nossos pensamentos e preces à mulher de Steve, Laurene, sua família e todos aqueles que o amavam".

Dmitri Medvedev: "Pessoas como Steve Jobs mudam o nosso mundo. Minhas sinceras condolências aos seus parentes e a todos que apreciavam sua inteligência e talento."

Fonte: Site Tecktudo

História de Steve Jobs - Quem foi Steve Jobs - iPod - iPhone - iPad - Apple



Steve Jobs, pioneiro executivo do conceito de computadores pessoais e co-fundador da Apple, morreu nesta quarta-feira (5), aos 56 anos, segundo comunicado da companhia. Nos últimos anos, Jobs introduziu os gadgets iPod, iPhone e iPad no mercado, aparelhos que mudaram o modo de se consumir conteúdo na era digital. Nascido em São Francisco, em 24 de fevereiro de 1955, Steven Paul Jobs foi um dos maiores empresários e inovadores tecnológicos de todos os tempos. Conhecido pelo perfeccionismo e pela excentricidade, Jobs foi um visionário que revolucionou o modo de se consumir tecnologia no mundo atual.

Trabalho na PixarEm 1985, Jobs foi forçado a deixar a Apple pelo Conselho de Administração da companhia, e fundou uma outra empresa de computadores, a NeXT. Em 1986, comprou a Pixar da Lucasfilm, que anos mais tarde ficou famosa por uma nova linguagem de animação 3D.
Na década de 1990, a Pixar, ainda sob liderança de Jobs, produziu o primeiro filme infantil totalmente animado por computador, Toy story. Posteriormente, em 2006, a Walt Disney Company adquiriu a Pixar e, atualmente, o Disney/Pixar é o maior estúdio de filmes animados do mundo.

Retorno à Apple
Em 1996, a Apple, que estava desenvolvendo um novo sistema operacional, comprou de Steve Jobs a NeXT Computer para poder utilizar o NeXTStep como base para o seu novo sistema operacional.
Com esta operação, em 1997,Jobs retornou à empresa que ele fundou, desta vez, como consultor. A companhia, entretanto, estava numa situação financeira frágil, a ponto de fechar. As soluções para salvá-la foram a venda de 40% das ações à rival Microsoft e a introdução do inovador iMac, em 1998, com o novo sistema operacional Mac OS 9. Com o passar dos anos, a Apple readquiriu as ações da Microsoft.
Sob a orientação de Jobs, a Apple aumentou suas vendas significativamente por conta das inovações. O iMac foi o primeiro computador do mercado com várias características diferenciadas, especialmente seu design inovador e o material utilizado.
A partir de então, a cor padrão para computadores (bege) foi sendo deixada de lado e muitos fabricantes passaram a usar outros tipos de material nos produtos de informática em geral. Desde o sucesso arrebatador do iMac, Jobs continuou trabalhando muito em ideias criativas deste nível, e obtendo sucesso de vendas com elas.

iPod, iPhone e iPad
Uma de suas inovações mais significativas foi ramificar a Apple para além de seu mercado restrito da informática, passando a atuar na área de eletrônica, telecomunicações e músicas digitais.
Nesse campo de atuação, Jobs lançou, em 2001, o tocador portátil de música iPod, integrado com sua loja de venda legal de música pela internet através do iTunes, um software dedicado para reprodução de áudio, vídeo, CDs e de rádios online. O iPod conquistou o público e foi um sucesso absoluto de vendas por sua leveza, praticidade, modernidade e simplicidade.
Em 2007, a Apple passou a comercializar telefones celulares, chamados de iPhone, com tecnologia touchscreen e, em 2008, lançou a versão de tecnologia 3G do aparelho, iPhone 3G. Em julho de 2009 lançou o iPhone 3gs (speed), com comando de voz e muito mais rápido que os modelos anteriores. Em junho de 2010, a Apple lançou o iPhone 4. Nesta terça-feira (4) foi introduzido no mercado o iPhone 4S.

Renúncia à presidência da Apple e a doença
O fundador da Apple sempre foi muito cuidadoso com as informações da vida pessoal.  Por isso, a luta do executivo contra o câncer no pâncreas foi tratada com muito sigilo, dando margem a uma infinidade de boatos.
No entanto, seu estado físico foi se deteriorando com o passar dos anos. Jobs teria se submetido a um transplante de fígado em 2009 para combater a disseminação do tumor. Ele nunca divulgou publicamente o motivo para seu transplante de fígado.
Em agosto deste ano, Jobs renunciou novamente à presidência da Apple - fato que já havia ocorrido em 2009. Ele escolheu o executivo Tim Cook como o sucessor no cargo.

Fonte: Jornal do Brasil/Wikepedia