domingo, 4 de outubro de 2009

QUATRO CARACTERÍSTICAS INERENTES AO PROFISSIONAL DE SUCESSO

Conhecimento técnico

Não se iluda. É preciso ter conhecimento sobre alguma área específica para se ter sucesso. Na verdade, um profissional só terá sucesso se for realmente competente, pelo menos em uma área. Não dá para ser “mais-ou-menos” em tudo e achar que pode vencer. Assim, qualquer que seja a profissão é preciso conhecimento e competência.

Comprometimento

Só pessoas com capacidade de comprometer-se totalmente com aquilo que fazem terão sucesso. Comprometimento significa não ficar medindo o tempo ou as possíveis injustiças de sobrecarga de trabalho. Comprometimento significa envolver-se totalmente com os problemas e com as soluções, para que a empresa creça. Significa ter atitude e proatividade.

Capacidade de trabalhar em equipe

Nunca se exigiu tanto das pessoas a disposição para a união. A habilidade de trabalhar em times, grupos, equipes é hoje essencial para o sucesso de qualquer profissional. Existem profissionais competentes que não têm sucesso por não saberem trabalhar com outras pessoas. Respeitar ideias alheias, negociar posições contraditórias em benefício do coletivo, defender somente com argumentação um posicionamento, é assim que deve agir quem quer subir os degraus so sucesso.

Polidez

É o que normalmente chamamos no Brasil de “educação”. Pessoas mal educadas não têm sucesso. Pessoas “grossas” têm sido preteridas nas promoções em favor de outras mais afáveis, com maior capacidade de relacionamento. A verdade é que acabou o recreio. Para vencer os desafios do mundo de hoje, o profissional deve buscar o seu aperfeiçoamento global. Aperfeiçoar-se como profissional e como pessoa. Para tornar-se imprescindível para uma empresa, o empregado deve fazer uma grande diferença nas grandes e nas pequenas coisas. Deve inovar, criar, participar, enfim, ser totalmente comprometido com o sucesso da organização.

*Recebido por email de Lúcia Nara Assis

Nenhum comentário:

Postar um comentário