domingo, 18 de março de 2012

Marketing Pessoal 7: Demarque espaço na internet

Ações mercadológicas na Internet já são realidade, e a tendência é aumentar cada vez mais. No sétimo, e último, pelo menos por enquanto, artigo da série Marketing Pessoal o tema é a "Grande Rede". Você já ouviu falar de Marshall McLuhan? Esse pensador canadense propalou a teoria da "Aldeia Global", as pessoas estariam interligadas mundialmente através da tecnologia. Ele desenvolveu a teoria imaginando essa comunicação global através da televisão que entrava na era do satélite. Porém aí está a internet, exemplo que ilustra totalmente o conceito de Luhan. Costumamos dizer no nosso Curso de Atendimento e Vendas que as empresas devem se preocupar hoje em dia com concorrentes do mundo inteiro, pois o cliente pode comprar quase tudo através da "Net" e receber em casa.

E nós como profissionais, ou candidatos às oportunidades proporcionadas pelo mercado, não podemos ficar de fora desse nicho. No nosso dia-a-dia como consultores temos que buscar ferramentas, e deixar claro, consequências para funcionários que acessam sites de relacionamento em horário de trabalho. Lembro a você, que identifiquei o problema em 90% das instituições por onde passei. Por isso, paradoxalmente, já que sou comunicador, tinha verdadeira antipatia por tais sites. Porém como não sou intransigente, gosto de ouvir, e principalmente observar, descobri que esses sites se utilizados profissionalmente são ferramentas valiosíssimas. Certamente você encontrará comunidades da sua área de interesse, onde poderá fazer um ótimo "Network". Hoje em dia tenho perfil em várias deles, Facebook, Twitter, Linked in, Google, MSN, dentre outras, pode procurar que me encontrará lá e certamente encontrarei você, que preocupa-se em posicionar-se profissionalmente na rede.
Se ainda não começou seu Marketing Virtual, comece deixando seu currículo nos sites especializados. Existem vários deles na rede onde poderá postar informações profissionais a seu respeito sem pagar nada. Várias empresas já recebem currículos via e-mail também, algumas têm até um link no site onde recebem material de candidatos. O nome do link costuma ser "Trabalhe Conosco" ou algo parecido. Para criar um "Blog" você só precisa escolher um tema, mantê-lo sempre atualizado e comentar com seus amigos para que visitem. Nas próprias redes de relacionamento você faz os convites sempre que tiver novidades. Se não souber criar um, na própria Internet encontrará informações. Com algum investimento e conteúdo poderá ter um Web Site. E se gostar de escrever, em sites de artigos poderá ter uma oportunidade de mostrar o seu talento como colaborador articulista. Aqui é um ótimo exemplo disso, o administradores.com.br é uma das principais ferramentas administrativas virtuais e os membros têm a oportunidade de contribuir com o envio de conteúdo.
Diante disso, dispa-se de preconceitos, se ainda os tem, e comece a posicionar-se na "rede". Esse conjunto de estratégias somado às outras dos outros artigos da série serão, sem dúvida, agregadores de valor ao seu currículo. Como bom "marqueteiro" você tem que fazer parte desta mídia. Os outros artigos da série Marketing Pessoal você pode ler aqui mesmo nesta "Aldeia virtual" que é o nosso Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário