sábado, 7 de agosto de 2010

Marketing Pessoal 4 - Seja Gerador de Energia

O ser humano tem o poder de contagiar o ambiente e todas as pessoas a sua volta. Em nossas consultorias, por diversas vezes, constatamos que os problemas de turmas inteiras estavam relacionados à apenas uma pessoa mal humorada integrante da equipe. O profissional em questão causava insegurança e até medo nos colegas, desestabilizava totalmente a estrutura do setor, ainda mais quando ocupava cargo de chefia. Quem almeja sucesso no mercado deve ser alegre, vibrante, acima de tudo motivado. Deixando o modismo de lado, muitos teóricos questionam a eficácia da motivação. Mas não há mais dúvida sobre a importância dessa característica. A motivação vem de dentro. Devemos querer algo de verdade, acreditar que conseguiremos e acima de tudo precisamos de pró-atividade, atitude, iniciativa para atingir os objetivos. Por isso é equivocado dizer que uma pessoa motiva ou desmotiva a outra. O que pode ocorrer é um incentivo.

Quando afirmo que uma pessoa pode ser geradora de energia e que esse perfil é importante para a definição de uma contratação ou para o crescimento qualitativo e quantitativo da Rede de Relacionamentos, o faço a partir da premissa da reciprocidade. Serei tratado da mesma maneira como trato os outros. Quando menciono o Perfil Gerador de Energia como determinante, evidentemente estou falando da energia positiva. Como citei no primeiro parágrafo, a energia negativa também é contagiante. Há pessoas que quando entram em uma sala parece que a iluminam, no mesmo instante todas as atenções se voltam para ela, irradiam alegria. Muitos dizem que isso é dom. Pois digo que não é.


Essa característica, como várias outras, que devem fazer parte do Mix de Marketing Pessoal pode ser trabalhada por qualquer interessado. O exercício começa pela manhã. Ao invés de levantar atrasado, ficar na cama até o último minuto, experimente fazer o contrário. Programe o despertador de modo que tenha tempo hábil para fazer uma oração. Independente da sua religião, ou crença, eleve seus pensamentos, agradeça e mentalize coisas boas e realizações, não só pra si mas para todos que o cercam. Em seguida tome um banho tranquilo, embaixo do chuveiro mesmo começará a cantarolar ou assoviar uma canção. Ligue o rádio um pouquinho, ou coloque um cd do seu gosto antes de sair de casa. Não tenho dúvidas que um sonoro bom dia, a primeira pessoa que encontrar na rua, virá naturalmente. E faça isso durante todo o dia, deseje bom dia, boa tarde, boa noite sempre com um sorriso nos lábios. Conte casos engraçados, cuidado com as piadinhas de mau gosto, sorria com os outros, seja otimista.


Conhece a história do “bola cheia” e o “bola murcha” do palestrante Daniel Godri? Se não, entre no site dele e confira. Seja “o bola cheia”, aquele que vê o lado positivo de todas as situações. Não tire a esperança do outro, nem seja portador de más notícias. Estenda a mão literalmente ao próximo, aperte com vontade, com prazer, demonstre alegria no ato. Elogie. Mas seja sincero ao fazê-lo. Elogie por um trabalho, por uma roupa, por uma atitude. Todos gostam de reconhecimento. Apresente-se sempre com simpatia. Tenha espírito e atitudes cooperativistas. Afirmo-lhe com convicção, tudo o que mencionei aqui é exercício e está ao alcance de todos. Se tiver problema de timidez, mais uma razão para praticar. Agindo dessa maneira você será uma pessoa lembrada, querida, marcante, sua presença será sempre bem vinda. Sua Rede de Relacionamentos (leia também Marketing Pessoal 3) aumentará sobremaneira. No Marketing Pessoal também a persistência tem papel importante. A corrida para o sucesso não tem linha de chegada, é contínua.

Um comentário:

  1. Reginaldo, a reciprocidade é a mola mestra de qualquer relacionamento. Se queremos ser bem tratados, temos que tratar bem os outros como apropriadamente o dizes. Vale para todas as áreas do nosso viver. Afinal, somos gregários.
    Brilhante texto!

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